A consulta médica é o passo que orienta o planejamento de uma cirurgia. É muito importante nesta etapa que o paciente explique quais as suas insatisfações e qual a sua expectativa de resultado. A necessidade de realização da cirurgia deve ser indicada pelo cirurgião plástico com certificação comprovada, que pode se consultada no site da SBCP.
O paciente deve aproveitar este momento para tirar todas as suas dúvidas, que serão respondidas pelo médico. É muito importante explicar a melhora que o paciente vai obter mas principalmente as limitações no caso de alterações que a cirurgia plástica não aborda. O médico explicará sobre a indicação cirúrgica e fornecerá as informações necessárias para o preparo pré-operatório e cuidados pós-operatório.
Esteja pronto para informar sobre a história de sua saúde e de doenças da família, tais como câncer de mama e hipotireoidismo.
A decisão pela cirurgia deve ser pessoal tomada com segurança, por um desejo próprio de melhorar a autoestima. Contribui informar-se com outras pessoas que já fizerem aquela cirurgia e conversar com pessoas próximas mas deve-se equilibrar os excessos de opiniões contrárias, pois existem pessoas menos sensíveis à idéia de uma cirurgia.
Tenha segurança em seu médico para dar todas as informações. Construa uma relação de confiança pautada na ética e experiência do profissional. Promessas milagrosas existem aos montes na internet de resultados maravilhosos e eternos. Lembre-se que nem tudo que está escrito é verdadeiro pois a quantidade de sites é tão grande e a qualidade da fonte tão variada que é difícil selecionar o que é confiável. Referências maiores para a sua informação deve ser buscada no site da SBCP que tem uma parte exclusiva para os pacientes.
Compromisso com excelência, ética médica e cuidado individual em cada etapa do seu procedimento.