O acúmulo de gordura específico na perna a principal intervenção que a cirurgia plástica pode ajudar na diminuição do lipedema podendo ser feita na coxa e panturrilha.
Pode ser necessário tratamento insuficiência venosa tanto clínico e medicamentoso quanto cirurgia de varizes com equipe multidisciplinar.
A retração da pele com tecnologia laser pode ser indicada se houver previsão de flacidez pequena a moderada após a cirurgia.
Retirada do excesso de pele é reservada para casos cuja previsão de flacidez é moderada a acentuada após a cirurgia de lipo – a posição e extensão é variada mas na sua maioria é localizada na raiz da coxa.
A busca pelo sonhado tratamento do lipedema deve alinhar se a expectativa é compatível com o resultado previsto; A lipo nem sempre é indicada em casos com pouca gordura e a orientação de posicionamento, medicamento e meia elástica pode ser o tratamento para casos vasculares.
A cirurgia faz a remoção parcial do tecido gorduroso localizado embaixo da pele, que deve ter elasticidade para redefinir o novo contorno corporal.
A cirurgia é indicada para remover a gordura localizada que não foi possível perder com dieta e exercício. O principal ganho é na modificação da silhueta, devendo ser respeitada a quantidade retirada dentro dos limites de segurança.
O procedimento pode ser realizado sob bloqueio peridural ou anestesia geral sempre supervisionada por médico anestesista. A escolha dependerá da extensão do procedimento, das condições do paciente e da preferência da equipe cirúrgica. A utilização de infiltração local em hipótese alguma dispensa a presença do médico anestesista.
3 a 5 cicatrizes de aproximadamente 1 centímetro de extensão distribuídas pelo abdomen e flancos de forma simétrica e quando possível acompanhando sulcos ou pregas originais na tentativa de torná-las inconspícuas.
2-3 horas.
Alta no dia seguinte a cirurgia.
Recomenda-se manter uma cinta modeladora por um período de 1 a 2 meses para reduzir o edema resultante da cirurgia. Fisioterapia especializada é iniciada na primeira semana de pós-operatório e é considerada etapa fundamental no tratamento. Neste tipo de cirurgia não é necessário nenhum curativo especial e o retorno ao trabalho pode acontecer após a primeira semana.
7 a 10 dias
Em torno do 3 mês da cirurgia
Compromisso com excelência, ética médica e cuidado individual em cada etapa do seu procedimento.